https://pt.wikipedia.org/wiki/Morugem
A morugem (Stellaria media), também conhecida como erva-estrela, morugem-branca, morugem-verdadeira, esparguta, erva-pontiaguda, morugem vulgar ou merugem, pertence à família das Caryophyllaceae.
As suas flores, pequenas, solitárias ou geminadas, formam corimbos que se bifurcam na extremidade dos caules floríferos. As pétalas e as sépalas (cinco cada) têm, grosso modo, o mesmo tamanho. As sépalas têm bordos membranosos e uma forma entre o ovado e o lanceolado. Cada pétala parece, à primeira vista, duas, já que são bipartidas, parecendo duas asas brancas de insecto. Por vezes não apresentam pétalas. Cada flor tem exactamente 10 estames. Os frutos têm a forma de cápsulas (entre o ovóide e o oblongo) que ficam pendentes.
É uma planta anual ou vivaz que se apresenta na forma de pequenos tufos de rebentos de aspecto frágil, apresentando uma fiada de pêlos longitudinal que alterna em cada nó, seguindo sempre na mesma direcção em cada entrenó (por vezes, mas raramente, apresentam-se glabros, ou lisos).
As suas folhas são quase ovadas, pontiagudas, com um longo pecíolo que pode apresentar alguns pêlos que não continuam, geralmente, no resto da margem da folha.
A medicina tradicional atribui a esta planta varias propriedades medicinais
Como comida [ editar ]
A mídia da Stellaria é comestível e nutritiva, e é usada como um vegetal de folha , geralmente cru em saladas . [8] É um dos ingredientes do prato simbólico consumido no festival japonês de primavera, Nanakusa-no-sekku .
https://en.wikipedia.org/wiki/Stellaria_media
Toxicidade [ editar ]
A mídia de S. contém substâncias químicas de plantas conhecidas como saponinas , que podem ser tóxicas quando consumidas em grandes quantidades. É sabido que o Chickweed causa intoxicação por saponina em bovinos. No entanto, como o animal deve consumir vários quilos de amendoim para atingir um nível tóxico, tais mortes são raras.
Em medicina popular [ editar ]
A planta tem propósitos medicinais e é usada na medicina popular . Foi usado como remédio para tratar doenças cutâneas e doenças pulmonares . [9] O herbalista do século 17, John Gerard, recomendou como remédio para a sarna . Herbalists modernos prescrevê-lo para anemia ferropriva (por seu alto teor de ferro), bem como para doenças de pele , bronquite , dores reumáticas , artrite e dor de período . [10] Nem todos esses usos são apoiados por evidências científicas. [11] A planta foi usada pelos Ainu para tratar hematomas e ossos doloridos. As hastes foram mergulhadas em água quente antes de serem aplicadas externamente às áreas afetadas. [12]
Química [ editar ]
As antraquinonas emodin , a parietina (physcion) e questin , o flavonoid kaempferol-3,7-O-α-L-dirhamnoside , os fitosteróis β-sitosterol e daucosterol e o 1-hexacosanol de álcool gordo podem ser encontrados na mídia S .. [13] Outros constituintes de flavonóides são o 6-C-beta-D-galactopiranosil-8-C-alfa-L-arabinopiranosido de apigenina 6-C-alfa-L-arabinopiranosil-8-C-beta-D-galactopiranósido de apigenina , apigenina 6-C-beta-D-galactopiranosil-8-C-beta-L-arabinopiranosido , 6-C-beta-D-glucopiranosil-8-C-beta-D-galactopiranósido de apigenina 6-C-beta-D-galactopiranosil-8-C-beta-D-galactopiranosilAlfa-L-arabinopiranósido . [14] A planta também contém saponinas triterpenoides [15] [16]do tipo hidroxilado de ácido oleanólico . [17] Proantocianidinas estão presentes na testa de sementes. [18]
Nenhum comentário:
Postar um comentário