Nomes populares
maria-preta, maria-pretinha, Erva-moura, aguaraguá, caraxixú, erva-de-bicho, erva-moura-açú, pimenta-de-galinha
Nome científico Solanum americanum Mill.
Família
Solanaceae
Tipo
Nativa, não endêmica do Brasil.
Os frutos verdes são tóxicos, possuem um princípio ativo chamado alcalóide indólico.
Fitoterapia
Como medicinal, é usada externamente em forma de infusão como emoliente, sedativa, expectorante, diurética, aperiente, antiinflamatória, febrífuga, mineralizante, antiespasmódica, reconstituinte, afrodisíaca, amigdalite, anemia, cirrose, excitação nervosa, terror noturno e calmante. Em pequenas doses, internamente, tem as mesmas propriedades. A decocção das folhas é também utilizada externamente em banhos no tratamento de úlceras, para lavar partes inflamadas, pano branco, feridas, úlceras, inflamações, áreas intumescidas, irritadas e dolorosas, dartros, furúnculos, queimaduras, psoríase, eczemas, abscessos, reumatismo, acne e dermatite.
Fitoeconomia
Os frutos maduros são comestíveis, sendo excepcionalmente saborosos, podendo servir de matéria prima para geléias, musses, sorvetes ou como recheio e ou coberturas para bolos e tortas. As folhas são utilizadas na alimentação humana como hortaliça, e é uma boa fonte de proteína, manganês (Mn), fósforo (P), ferro (Fe) e boro (Na culinária, as folhas são preparadas cozidas ou fritas com ovos, alimento este, aliás, muito utilizado pelos índios Kaingang e em muitas outras partes do mundo.
Não confunda com beladona. Apesar que não deve ter rolando por ai, sempre é bom saber.
Atropa belladonna L., conhecida pelo nome comum de beladona tb chamada de cereja-do-inferno , é uma planta subarbustiva perene pertencente à família Solanaceae, com distribuição natural na Europa, Norte de África e Ásia Ocidental e naturalizada em partes da América do Norte. A espécie é pouco tolerante à exposição directa à radiação solar, preferindo habitats sombrios com solos ricos em limo e húmidos, principalmente à beira de rios, lagos e represas
A espécie A. belladona não deve ser confundida com a amarílis, a espécie Amaryllis belladonna, uma herbácea bulbosa, da família das amarilidáceas. Outra planta comumente confundida com a beladona é a Solanum americanum, popularmente conhecida como maria-pretinha.
Devido à sua elevada toxicidade, a Atropa belladona utiliza-se raramente em jardinagem, mas por vezes é plantada pelos seus grandes frutos vistosos.
Os frutos são bagas com aproximadamente 1 cm de diâmetro, inicialmente de cor verde, mas adquirindo uma coloração negro brilhante quando completamente maduras. As bagas são doces, ricas em atropina, sendo consumidas pelas aves.
Tem seu uso medicinal.Na duvida: NÃO coma, simples assim.
Nenhum comentário:
Postar um comentário